Dia 18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de um dos principais escritores  da literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional,  misturando com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

José Bento Renato Monteiro Lobato foi o criador do Sítio do Pica Pau Amarelo e nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, e iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Por viver um grande período de sua vida em fazendas, seus principais personagens fizeram referências à vida num sítio, como o caipira preguiçoso Jeca Tatu.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão Dona Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de Dona Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Os livros lançados por Monteiro Lobato que ajudaram muitas crianças nos estudos

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. No ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Leia Sempre!!!

Confira AQUI os Principais nomes da Literatura Infantil Brasileira

Ilustração de Monteiro Lobato retirada de: http://desenhoalysson.blogspot.com.br/2010/03/minha-leitura-dos-personagens-do-sitio.html