Colégio Ecologia

Desde 1991 educando para ser!

 

Ano Internacional da Química


O Ano Internacional da Química tem como meta promover o conhecimento e a educação química em todos os níveis. Além da celebração dos inúmeros benefícios da Química para a humanidade, 2011 tem como meta uma ação mundial sob o slogan “Química para um mundo melhor”, coordenada pela UNESCO/IUPAC. Seu objetivo principal é que a sociedade tenha uma reflexão maior sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

A grande evolução de nosso planeta, em diversas áreas, está ligada diretamente ao desenvolvimento e utilização da química. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.

A poluição e destruição pode ser atrelada à compostos químicos. Porém, a maioria das soluções para o meio ambiente também está nas “mãos” da Química. Esta ciência pode ajudar lagos, rios, oceanos e florestas e até mesmo, os seres humanos. Recuperar e criar novas soluções podem ser consideradas as missões principais da química em nossas vidas.

Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia.

O Brasil, através dos órgãos representativos da Química Brasileira, une-se à UNESCO e à IUPAC para celebrar este acontecimento e também para apresentar um conjunto de idéias e ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em Química no país. O conjunto de ações programadas pela Sociedade Brasileira de Química é também uma maneira de congregar a comunidade de químicos brasileiros e, com isso, poder contribuir ativamente com o Programa Nacional de Ciência e Tecnologia.

Parabéns à todos os químicos!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Área Restrita


Esqueceu a senha?