Colégio Ecologia

Desde 1991 educando para ser!

 

Confira aqui as brasileiras mais importantes da história


O Colégio Ecologia separou 14 mulheres que de alguma forma ou outra mudaram a história do Brasil. Aproveitamos para parabenizar aquelas que se esforçam a cada dia para ter e manter seu espaço reconhecido na sociedade…

CARMEN MIRANDA

Maria do Carmo Miranda da CunhaGCIH (Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909 — Beverly Hills, 5 de agosto de 1955), mais conhecida como Carmen Miranda, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.

 

 

RACHEL DE QUEIRÓZ

 

Rachel de Queiroz, professora, jornalista, romancista, cronista e teatróloga, nasceu em Fortaleza, CE, em 17 de novembro de 1910. Foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Eleita para a Cadeira n. 5 em 4 de agosto de 1977, em suas obras relatou os problemas do Nordeste, como a seca.

 

IRMÃ DULCE

 

 Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã Dulce, tendo recebido o epíteto de “o anjo bom da Bahia”, foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.

 

 

 CHIQUINHA GONZAGA 

A compositora e pianista estréia como maestrina, ao reger a opereta “A Corte na Roça”. É a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: “Ô Abre Alas”. Escreveu ainda 77 peças teatrais.

 

  

MARIA ESTHER BUENO

Grande tenista brasileira, a paulista torna-se a primeira mulher a vencer os quatros torneios do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open). Conquistou, no total, 589 títulos em sua carreira.

 

 

 

 

PRINCESA ISABEL  

Foi a última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões, na qualidade de herdeira de seu pai, o imperador Dom Pedro II, e da imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I. Foi cognominada a Redentora por ter, através da Lei Áurea, abolido a escravidão no Brasil

 

 

OLGA BENÁRIO  

Mesmo não sendo brasileira, Olga veio para o Brasil paraapoiar o partido Comunista e acabou sendo a grande companheira de Luis Carlos Prestes.

 

 

 

ANITA MALFATTI

Anita Malfatti – Um dos grandes nomes da Semana Moderna de 1922, ajudou a revolucionar a arte e pintura brasileira;

 

 

MARIA LENK

Foi a principal nadadora brasileira, tendo sido a primeira brasileira a estabelecer um record mundial nas piscinas olímpicas.

 

 

 

 

ZILDA ARNS

Fundadora e coordenadora da Pastoral da criança, zilda ganhou diversos prêmios e menções internacionais devido ao belíssimo trabalho desenvolvido em sua vida;

 

 

 

MARIA QUITÉRIA

Nascida em Feira de Santana, 27 de julho de 1792, foi militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana d’Arc brasileira, é a ‘patrono’ do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro

 

 

 

 

CORA CORALINA

Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas,, nascida em Goiás, em 20 de agosto de 1889 foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.

 

 

 

MARIA DA PENHA

Maria da Penha Maia Fernandes é uma brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas, é líder de movimentos de defesa dos direitos da mulher, vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar. Na prática a lei precisa e muito evoluir, mas foi sem dúvida um passo importantíssimo.

 

 

DILMA ROUSSEFF

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil.

 

60 comentários para "Confira aqui as brasileiras mais importantes da história"

  1. Margareth disse:

    Achei excellent!!! Pois no dia internacional da mulher no site de esportes da atribuna , pedia para a gente votar nas mais bonitas . escrevi que não desmerecendo a beleza das mesmas , mas para mim não representariam “as Grandes Mulheres”.
    Parabéns

  2. margarida tavares disse:

    adorei esta pagina.. ideal para pesquisas escolares parabens!

  3. rodrigo disse:

    muito bom,esse site e tbm vou tirar os 6pts do meu trabalho

  4. Dinha disse:

    Excelente! gostei muito, valeu mesmo.

  5. meriany disse:

    eu adorro todas elas

  6. Haylllaa disse:

    achei muito bom esse cite,aqui eu encontrei tudo que eu tava procurando…E eu também queria deixar aqui meus Parabéns para todas as mulheres deste brasil….<3

    • Nathalia da silva oliveira disse:

      Gostei muito do site achei tudo oque procurava e vi que as mulheres sao mesmo importantes por isso me orgulho do que sou

  7. alice disse:

    isso foi minha lição

  8. Andre Lopes disse:

    Gostei Muito,Vou Poder Fazer Meu Trabalho de Religião,Muito Obrigada Por Me Ajudar!

  9. Marcos disse:

    muito bom o site, tudo bem esplicado otimo site PARABÉNS

  10. Vanessa disse:

    Achei muito legal,ajudou eu e minhas amigas à fazer uma lição de história!Valeu,muito bom mesmo!!!

  11. silas disse:

    achei este site muito bom para pesquisas escolares e gostaria de dar meus parabéns a todas essas mulheres que lutaram por seus direitos entre outras.

  12. Gabriel disse:

    Muito bom e muito organizado os assuntos e as pessoas do brasil. Parabens

  13. disse:

    Maravilha, adorei

  14. Dijalma meneses assis disse:

    SUPER MULHERES VALOROSAS,FIZERAM HISTORIAS,CONTINUAM FAZENDO!

  15. Gabriella disse:

    Meu trabalho era de Religião sobre as mulheres mais importantes do Brasil e essa página me ajudou MUITO.

  16. adrielly disse:

    Demais essas mulheres

  17. Hadassa disse:

    Obrigada!Me ajudou com o meu dever de Historia

  18. João disse:

    obrigado agora posso fazer meu trabalho :)

  19. Juh Directioner disse:

    Mt obrigado!!

  20. Luna disse:

    Que Beleza! Se esqueceram de outra grande brasileira, importantíssima para o BRASIL, da sua época, notabilizou-se nos campos de guerra e foi magnífica como “enfermeira” na Guerra do Paraguai… estou falando de ANA NERY!!!

  21. jamily santos pereira disse:

    eu achei todas importantes da história do brasil

  22. gabriel disse:

    muito bom me ajudo no trabalho de história vlw

  23. Gabi vitoria disse:

    Ótimo!!!!
    Me ajudou muito no meu trabalho de geografia . Minha professora pediu 6 mulheres bresileiras em destaque, e ali em cima tem pra mim escolher as mulheres em detaque!!! Parabéns …

  24. igor disse:

    Muito bom o site. Acho que poderia citar também Anita Garibaldi. Um dos maiores nomes das revoluções ocorridas em meu estado- SC.

  25. YASMIN MARIA SILVEIRA FALEIROS FERREIRA PIMENTA disse:

    AMEI O SITE…TENHO CERTEZA QUE VOU TIRAR BOAS NOTAS NA PROVA DE HISTÓRIA COM ESSE SITE…

  26. angelica disse:

    Muito bom trabalho, apenas faltou além da Anita Garibaldi como comentou o colega Igor , faltou também Sarah Kubitschek e Ruth Cardoso.

  27. maria antonia disse:

    ADOREI TODAS PENA QUE NÃO CONHECI ELAS !!!

  28. maria antonia disse:

    SÃO UMAS PESSOAS MAIS IMPORTANTES DO NOSSO BRASIL . QUE CUIDA DO NOSSO MUNDO !!!

  29. maria antonia disse:

    AMEIIIIIIII ♥ ☻

  30. Rosa Suzuki disse:

    Considere a possibilidade de inclusão da Dra Hilda Macedo, responsável pela criação, em 1955, da Polícia Feminina na atual Policia Militar do Estado de São Paulo, e sua primeira comandante. Efetivo precursor, com as”13 mais corajosas”, do emprego da mulher em forças policiais e armadas, portanto a “mãe” de todos os efetivos femininos do Brasil e da maioria dos países latino americanos.

  31. marcelodesacorreadasiveira disse:

    achei muito legal

  32. emanuelly arujo disse:

    adaorei secobri muitas mulheres maravilhosas

  33. gustavo disse:

    me a ajudou no trabalho de historia

  34. Paula Dotta Mendes disse:

    Achei muito bom, mas gostaria que fosse acrescentado algumas mulheres, tais como Madane adurocher, parteira foi a primeira mulher a fazer parte da academia nacional de medicina. E Ana Neri, primeira enfermeira brasileira, que serviu como voluntária na guerra do Paraguai. Ana Justina Ferreira Néri nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu-BA, em 13 de Dezembro de 1814.

  35. paula leindecker disse:

    Uma maravilha pra trabalho de escola!

  36. nandinha disse:

    de+ adoreiii

  37. Gabi Pacheco disse:

    Muito legal tem que ter mais mulheres assim , adorei a reportagemesta de parabens

  38. Maria disse:

    Muito bom,ajudou ao meu filho no trabalho de Produção de texto

  39. vitoria jamily lins de oliveira disse:

    parabéns esta pagina e ideal para pesquisas escolares parabéns mesmo

  40. marta caroline disse:

    Parabéns pela pagina gostei muito das respostas que obtive para o meu trabalho..Muitooooo obrigadooooooo!

  41. miriã stefany xavier borges rodrigues disse:

    esta pagina arrasou me ajudou esta pagina…

  42. edilberto disse:

    adorei essa pagina.obriga.

  43. gabriela disse:

    amei esta pagina

  44. Gabriel Coltro Saloio disse:

    Amei! Muito bom, me ajudou na pesquisa de história.Mt bom mesmo!!!!

  45. emanoelly02154987366 disse:

    excelente me ajudou muito na minha pesquisa escolar adorei otimo vocabulario e conteudo maravilhosamente bom

  46. emanoelly02154987366 disse:

    legal

  47. henry disse:

    mt bom!!!!

  48. henrique disse:

    Muito bom, só que eu não entendi pq a Dilma ta aí…

  49. bhya lyma disse:

    Huuuh Brigadão, Mim Ajudou Muito Pra o trabalho de geografia uuhruum :* !!!

  50. Nathalia da silva oliveira disse:

    amei o e parabens para todas

  51. thyago disse:

    nossa gosti muito!!!

  52. Cesar Carneiro disse:

    Passado o tempo com Walter carneiro professor de história e meu pai.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Área Restrita


Esqueceu a senha?