Colégio Ecologia

Desde 1991 educando para ser!

 

LIÇÃO DE CASA PARA QUE?


507334977

Muitos pais têm me perguntado a respeito de lição de casa. Precisa fazer mesmo? Não é muita carga em cima dessas crianças tão pequenas? Por que fazer?  Não é melhor que as crianças brinquem, descansem ou se divirtam?

Vamos às respostas.

A aprendizagem tem algumas fases bem definidas. A primeira delas é a aula em si, o momento da construção do conhecimento pela criança.  Nessa fase os conceitos são armazenados na memória de curto prazo. A criança esquece tudo em pouco tempo, em poucas horas.

Em seguida, quando a criança faz a lição de casa, ou quando relê o caderno, o cérebro leva as informações que estão na memória de curto prazo para a memória de longo prazo, para a memória “permanente”. Esse processo só acontece quando o cérebro percebe a necessidade de usar novamente a informação.

Em terceiro lugar vem a fixação, que ocorre durante o sono profundo. Nesse período o cérebro recebe a liberação do hormônio do crescimento, da leptina, do cortisol, etc. Toda essa química ativa a fixação das informações que estão na memória de longo prazo impedindo-as de serem esquecidas. Pelo menos não enquanto forem necessárias.  Essa fixação ocorre, portanto, durante um período do sono de qualidade, do sono restaurador. Dormir bem é importantíssimo. A OMS, organização Mundial de Saúde recomenda um período de 10 horas de sono para crianças de até 10 anos de idade.

Se a criança não dorme adequadamente, acaba não tendo todas as horas de que seu corpo necessita. Ela não grava, não fixa, não retém, não memoriza o que anda aprendendo na escola ou no seu dia-a-dia.

Além disso, se não faz lição ou não revisa o que foi aprendido naquele dia, não haverá nada na memória de longo prazo a ser fixado. E as informações vão se apagando da memória.

Por isso aí vão algumas dicas:

Converse com seu filho sobre o que ele aprendeu:

– Filho, o que você aprendeu hoje?

– Não lembro de nada!

– Hummm, teve recreio?

– Teve.

– Vocês foram ao parquinho?

– Claro né.

– Que legal! Uma coisa você já lembrou! Que bom. E depois, vocês entraram e foram desenhar, pintar, ouvir uma história, … o que ?

E assim vai. A criança percebe que tem que prestar atenção para poder responder a essas perguntas. Isso a incentiva a ficar mais “ligada” durante as atividades.

Em relação à lição de casa, a mãe (ou pai, claro) deve desligar a TV, pedir para que as outras crianças brinquem em outro espaço, enfim, garantir que o momento da lição seja agradável e realmente aconteça. Essa deve ser a ajuda. É um “crime” fazer a lição pela criança.

Se todos os dias houver o momento da lição, vira hábito e logo não será mais necessário mandar a criança fazê-la.

Não é nada fácil garantir esse espaço e criar o hábito de estudar, mas é fundamental para que a criança possa desenvolver autonomia na aprendizagem.

Lição, seja bem vinda!

 

Marcos Meier é mestre em Educação, Psicólogo, Professor de Matemática e especialista na teoria da Mediação da Aprendizagem em Jerusalém, Israel.

www.meiererolim.com.br

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Área Restrita


Esqueceu a senha?