Colégio Ecologia

Desde 1991 educando para ser!

 

Brincando e aprendendo!


A  IMPORTÂNCIA DO  BRINCAR

    O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Por meio do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivessem outras utilidades mais importantes.

    Por meio do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição e a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo e o jogo passam a ser mais um meio para a criança se expressar e aprender. 

    É válido ressaltar também, como estes momentos de jogos e brincadeiras são válidos no ambiente familiar. É importante que em meio a rotina da família, um ou dois dias da semana sejam reservados não por inteiro, mas determinado horário para que os pais possam interagir dessa forma com seus filhos. Além de ser um momento de muita diversão, é válido que os pais observem como o filho ou filha se comportam nestas situações, além de ser uma oportunidade ótima para que a criança tenha a atenção dos pais em determinado momento da semana voltada somente a ela. São pequenos momentos como este, que fazem com que os pequenos se sintam sempre acolhidos. 

Fonte: Brasil Escola.

 

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Área Restrita


Esqueceu a senha?