Colégio Ecologia

Desde 1991 educando para ser!

 

A PRESENÇA DOS PAIS NO DESENVOLVIMENTO DE SEUS FILHOS


Porque os filhos precisam mais de sua presença do que de seus presentes: 

Não é nenhum segredo que as crianças adoram brinquedos novos. Elas amam o Natal e aniversários por causa da infinidade de presentes que ganham. No entanto, o melhor presente que qualquer criança poderia receber é a presença contínua de seus pais em sua vida. Como pais, dar nosso tempo, energia e amor para nossos filhos é uma das coisas mais importantes que podemos fazer.

Há pessoas que experimentam o melhor do melhor enquanto crescem. Elas ganham os brinquedos mais modernos, carros bonitos, os aparelhos mais novos, mas seus pais quase nunca estão em casa. Seus pais não se incomodam em tentar estabelecer um bom relacionamento. Ao invés disso, eles tentam comprar o amor de seus filhos. Conforme seus filhos crescem, eles não têm um relacionamento próximo. Na verdade, eles raramente conversam.

O relacionamento entre pais e filhos é estabelecido em tenra idade. As crianças aprendem a confiar em seus pais para tudo, desde trocar suas fraldas a dar-lhes comida a cada refeição. Mesmo que os pais trabalhem em período integral fora de casa, eles ainda podem ser presentes na vida dos filhos. Eles ainda podem fazer todo o possível para desenvolver um forte relacionamento com os filhos baseado no amor e compreensão. Aqui estão algumas razões pelas quais a presença é mais importante na vida de seu filho do que o melhor e maior presente.

 Os filhos precisam de seu exemplo:

A primeira escola de uma criança é o lar. Este é o lugar onde as crianças aprendem habilidades básicas como falar, andar, usar o banheiro, segurar o garfo, etc. Crianças aprendem essas habilidades observando os outros. Os pais dão exemplo aos filhos. Se uma criança vê os pais fazendo algo, ela sente que também pode fazê-lo. Quando você está presente na vida de seu filho, você ajuda a moldá-lo como a pessoa que você sabe que ele pode se tornar. Os filhos olham para você durante toda a vida e suas ações falam muito mais alto do que qualquer quantia de dinheiro. Mostre aos seus filhos, pelo seu exemplo e suas ações, que você quer o que é melhor para eles.

As crianças precisam de seu contato físico:

Quando as crianças caem e se machucam, ou quando estão doentes, não há nada como um beijo de sua mãe ou o aconchego de seu pai. Toque físico é algo poderoso. Considere a importância do contato pele com pele com os bebês logo após o nascimento. O contato físico da mãe logo após o nascimento proporciona muitos benefícios físicos e mentais para a criança. Alguns benefícios desse contato incluem um aumento no desenvolvimento do cérebro do bebê, incentivo à amamentação e proteção contra sentimentos de separação.

Toque físico não é algo que afeta apenas recém-nascidos. Tem um efeito duradouro, mesmo quando adultos. Reserve um tempo para aconchegar-se com seus filhos, deixe que sentem em seu colo enquanto você lê histórias e abrace-os antes de dormir todas as noites, etc.

Envolvimento ajuda a construir a autoestima da criança:

Quando você está envolvido na vida de seu filho, você o ajuda a ganhar confiança e construir sua autoestima. Quando pais tornam prioridade ir à apresentação do coral do filho ou o jogo de basquete ou até mesmo certificar-se de que sua tarefa está completa, isso traz sentimentos de segurança e amor à criança. Isso é importante para a saúde mental da criança. Quando esses sentimentos não existem, a criança corre risco de ser insegura e ter uma baixa autoestima.

https://familia.com.br/7173/porque-os-filhos-precisam-mais-de-sua-presenca-do-que-de-seus-presentes

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Área Restrita


Esqueceu a senha?