A importância da leitura durante o período da férias

Resultado de imagem para crianças lendoNo período das férias escolares é natural que as crianças queiram acordar mais tarde e brincar à vontade, para aproveitar o tempo livre. Muitas delas passam o dia, jogando vídeo games, assistindo televisão ou navegando na internet, tornando a leitura pouco procurada nos momentos de lazer.

Contudo não é porque estão longe da escola que devem se afastar dos livros, afinal, eles são uma fonte inesgotável de prazer, que aguça a imaginação e, quanto mais cedo os pais ficarem cientes da relevância da leitura, mais experiências literárias surpreendentes os filhos terão ao longo da vida.

O Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência realizou uma pesquisa com o tema “Retrato da Leitura no Brasil” e notou uma redução na leitura entre crianças e adolescentes. Em 2011, crianças entre 5 e 10 anos leram de 4 a 5 livros, número inferior se comparado ao levantamento registrado em 2007 no qual foi registrada a média de 6 a 9 livros.

O estudo revelou a queda na leitura e apontou para um fator que merece atenção especial. Em casa as crianças não encontram pais leitores, que as estimulem, então acabam confirmando a ideia de que a prática da leitura é uma obrigação restrita ao ambiente escolar. A queda no número de leitores adultos reflete diretamente sobre o público infantil, por isso, as crianças precisam estar em contato com os livros mesmo antes de aprenderem a ler.

Para pedagogos o hábito da leitura não deve ser interrompido, assim como qualquer atividade que as crianças estejaImagem relacionadam iniciando e, as férias escolares são o período ideal para inserir a leitura no cotidiano e habituá-los a ler diariamente, ainda que trechos pequenos.

“O bom da leitura nas férias, é que os livros perdem a conotação de obrigação, ficam mais relacionados à diversão e podem despertar gradativamente o interesse pela leitura. Não há nada melhor para o desenvolvimento da criança porque a leitura enriquece o vocabulário e amplia o conhecimento”, afirma Ana Claudia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna.

Nesse processo de incentivo à leitura, os professores e a família, são ferramentas importantes para que as crianças descubram a grande magia que os livros proporcionam.

FONTE:http://www.blogdothame.blog.br/v1/2015/06/18/educadora-destaca-importancia-da-leitura-no-periodo-das-ferias-escolares/